Chapadão do Sul novamente se tornará referência em projetos dentro do estado de Mato Grosso do Sul. Ontem pela manhã (08/12), nosso município recebeu a visita da secretária estadual de Assistência Social, Patrícia Cozzolino, e do deputado estadual Renato Câmara. A agenda marcou um importante passo nas tratativas para a implantação do Centro Dia da Pessoa Idosa, projeto pioneiro que será o primeiro do Estado de Mato Grosso do Sul.
A comitiva foi recepcionada no aeroporto municipal pelo prefeito Walter Schlatter, pela secretária municipal de Assistência Social Renata Lessie e a adjunta Lizéia Vloger, além do vice-prefeito Defensor Ernany. Em seguida, as autoridades se dirigiram ao gabinete para a apresentação dos serviços e projetos em andamento, a entrega do ofício e do portfólio institucional do Centro Dia, além do alinhamento técnico sobre novas possibilidades de serviços e cofinanciamento estadual e federal.
Durante a apresentação, foram detalhadas as ações já desenvolvidas pelo município e a proposta inovadora do Centro Dia, que prioriza cuidado especializado, dignidade e atenção integral às pessoas que tanto contribuíram para Chapadão do Sul ao longo de suas vidas.
Após a reunião, a comitiva visitou o prédio onde o Centro Dia será implantado. No local, a secretária Patrícia Cozzolino elogiou a estrutura disponível e ressaltou o impacto regional da iniciativa:
“A estrutura vai ficar excelente, o prédio é ótimo. As adaptações são pequenas, e será o primeiro Centro Dia do estado de Mato Grosso do Sul. O espaço é maior do que o Ministério do Desenvolvimento Social prevê, e com certeza será referência não só no Estado, mas quiçá uma referência também para o Ministério dos Direitos Sociais.”
O secretário-adjunto da Sead, Anderson Warpechowski, também destacou o empenho do município em oferecer um serviço de alta qualidade, afirmando que Chapadão do Sul tem plena capacidade de se tornar referência para outras cidades na implantação desse modelo de atendimento.
Já o deputado Renato Câmara reforçou a importância social do projeto:
“Uma necessidade que merece ter um olhar, e aqui vendo toda essa estrutura que está fácil para fazer as adequações, atendendo muito bem os idosos aqui de Chapadão. Uma necessidade que a gente vê no Estado inteiro, e prontamente atendemos seu pedido de vir aqui, ver as instalações e nos colocar à disposição pra que de fato isso aconteça na vida das pessoas da melhor idade.”
O prefeito Walter Schlatter agradeceu a presença das autoridades estaduais e destacou a relevância do projeto para Chapadão do Sul. Ele afirmou que a implantação do Centro Dia representa mais um avanço significativo para o município, prezando sempre a valorização da população e construir soluções que melhorem a qualidade de vida de quem mais precisa.
A visita encerrou no Centro de Convivência do Idoso – CONVIVER, onde a comitiva foi recebida pela equipe e acompanhou uma apresentação da dança coreografada campeã estadual na categoria 60+.
Também participaram da agenda o presidente da Câmara Municipal Cícero Barbosa, servidores da Assistência Social e demais autoridades locais.
O Centro Dia é um serviço público e gratuito de assistência social destinado a pessoas idosas e pessoas com deficiência que necessitam de apoio no cuidado diário. Funciona como um espaço de atenção, convivência e acompanhamento, ajudando a prevenir o isolamento social, fortalecer vínculos e oferecer suporte às famílias e cuidadores. O modelo funciona como uma espécie de “creche” especializada para adultos e idosos dependentes, com atividades, acompanhamento profissional e ambiente seguro.
Com articulação, planejamento e parcerias institucionais, Chapadão do Sul caminha para implantar um serviço inédito no Estado, ampliando a rede de proteção e cuidado às pessoas que mais necessitam.









