A Secretaria de Meio Ambiente realizou um encontro com jardineiros e podadores do município para destacar a necessidade de cumprimento do Código de Resíduos, que foi regulamentado em fevereiro deste ano de 2025. O objetivo principal da reunião foi aprimorar a organização do fluxo de trabalho e assegurar que todos os resíduos coletados na cidade tenham o destino apropriado.
Uso do Triturador de Galhos e Mudanças no Atendimento
Com o aumento das solicitações para utilização do triturador de galhos, o modelo atual de funcionamento, além de não estar adequado ao Código de Gerenciamento de Resíduos, se mostrou ineficiente para atender a todas as demandas. Por esse motivo, ficou definido um novo fluxo de trabalho, ficando o equipamento fixo no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).
Com essa alteração, os profissionais de poda deverão transportar o material diretamente para o CTR, realizando a separação entre galhos finos, tocos e madeira de construção. Essa triagem permitirá que cada tipo de resíduo receba o tratamento ideal.
Da mesma forma, a população que realiza o serviço de jardinagem e poda de forma autônoma, e que gera um volume maior que 1 saco de 100 litros, deve destinar os resíduos dessa atividade para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). Os volumes menores que 100 litros, poderão ser destinados ao Ecoponto instalado na Avenida Mato Grosso do Sul, e demais Ecopontos que serão implementados, ou ainda poderão ser coletados pela coleta regular de lixo orgânico.
Prazo de Adaptação e Benefícios do Novo Processo
Os podadores terão até fevereiro para se adequarem ao novo procedimento. Essa mudança proporcionará maior rapidez na prestação do serviço e garantirá que o manejo dos resíduos seja feito de forma ambientalmente correta.