Microempreendedores Individuais (MEIs) de Chapadão do Sul e de todo Mato Grosso do Sul contam, neste início de ano, com uma importante oportunidade para colocar a vida empresarial em dia. Entre os dias 12 e 30 de janeiro, o Sebrae/MS promove o Mutirão do MEI, uma ação estadual com atendimento gratuito voltado à regularização fiscal e orientação sobre as principais obrigações da categoria.
Ao todo, o mutirão acontece em 85 pontos de atendimento, distribuídos em 59 municípios, incluindo unidades do Sebrae e parceiros como Salas do Empreendedor e Associações Comerciais. A iniciativa atende um público expressivo: atualmente, Mato Grosso do Sul possui cerca de 168 mil MEIs ativos, conforme dados da Receita Federal.
O objetivo da ação é auxiliar os microempreendedores a iniciarem o ano com organização, segurança e planejamento. O mês de janeiro concentra prazos e decisões importantes para quem é MEI, como a opção pela permanência no Simples Nacional, o envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que vence todo dia 20.
Durante o mutirão, os atendimentos são voltados não apenas à regularização de pendências, mas também à orientação prática, ajudando o empreendedor a entender suas obrigações e a se planejar melhor para o ano que começa. A proposta é dar suporte para que o MEI possa focar no crescimento do negócio, evitando problemas futuros com o fisco.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Marcelo Balen, a participação dos microempreendedores no mutirão é fundamental para garantir organização, regularidade e crescimento dos negócios. Segundo ele, buscar orientação, entender as obrigações e manter a documentação em dia fortalece não apenas o empreendedor individual, mas também a economia local, gerando mais segurança, oportunidades e desenvolvimento para o município.
Serviços oferecidos no Mutirão do MEI
Entre os serviços gratuitos disponibilizados durante a ação estão:
Aqui em Chapadão do Sul, o empreendedor pode estar buscando orientações ou regularizando suas situações tanto na Sala do Empreendedor*, quanto na Associação Comercial*.
O Microempreendedor Individual é a categoria que permite faturamento anual de até R$ 81 mil, garantindo benefícios como CNPJ, possibilidade de emissão de notas fiscais e acesso a direitos previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença.
*Sala do Empreendedor localizada na Avenida Onze, 1045 – Paço Municipal
Seg. à Sex. 07h às 13h (após dia 18/01 o horário normal voltará)
*Associação Comercial localizada na Rua Vinte, 825 – Centro
Seg à Sex., 08 – 18h/ Sábado 08h – 12h









