Como parte da campanha Agosto Lilás que tem como objetivo conscientizar, acolher e combater a violência contra a mulher, hoje (07) pela manhã uma atividade aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, onde os servidores participaram de uma roda de conversa conduzida pela responsável pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres no município, Katiusce Nogueira.
A abertura das atividades ocorreu com uma roda de conversa entre os servidores da Assistência Social, que trouxe reflexões importantes sobre os diferentes tipos de violência enfrentados por mulheres em todo o país e, especialmente, no estado de Mato Grosso do Sul, um dos líderes nos índices de feminicídio nos últimos anos.
Durante o encontro, foram abordadas situações recorrentes enfrentadas pelas mulheres, além de orientações sobre como reconhecer e denunciar a violência. A coordenadora também destacou a importância do símbolo da campanha: o “X” vermelho na palma da mão, um sinal silencioso, mas poderoso, de pedido de ajuda. Ela realizou a marca simbólica na mão dos presentes, explicando seu significado e reforçando a importância de manter os olhos e o coração atentos a qualquer sinal de abuso ou agressão.
“É preciso romper o silêncio, fortalecer as redes de apoio e mostrar para cada mulher que ela não está sozinha. A denúncia pode salvar vidas”, destacou a coordenadora.
Ao longo do mês, diversas ações estão programadas em Chapadão do Sul como parte da campanha. Estão previstas palestras, reuniões com grupos de mulheres, entrevistas com autoridades e outras ações educativas, sempre com o objetivo de conscientizar e fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção da mulher.
A gestão municipal reforça que apoia e valoriza todas as ações que visam garantir dignidade, respeito e segurança para as mulheres sul-chapadenses, promovendo espaços de escuta, acolhimento e prevenção.
“O comprometimento de todos nós não se limita aos períodos de campanha, pois nosso compromisso CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA deve ser DIÁRIO. Nossa gestão está comprometida com o enfrentamento à violência contra a mulher e a família e, principalmente o fortalecimento de políticas públicas que protejam todos que estão em situação de violência”, afirma a secretária de Assistência Social, Renata Lessie Machado.
Sobre o Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás surgiu em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e desde então representa um período de alerta, conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O uso da cor lilás simboliza a luta por direitos, igualdade e justiça.
A Prefeitura de Chapadão do Sul convida toda a população a acompanhar e participar das ações que serão divulgadas ao longo do mês. O combate à violência contra a mulher é um dever de todos.