A Secretaria Municipal de Assistência Social participou, na última semana, do 2º Workshop do Projeto Acolhida, promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS). O encontro reuniu representantes de diversos municípios, profissionais da rede de proteção e instituições parceiras, com foco no fortalecimento das ações voltadas ao atendimento às vítimas indiretas de crimes graves, especialmente feminicídio e latrocínio.
O Projeto Acolhida tem como principal objetivo oferecer apoio emocional, orientação e acompanhamento às vítimas indiretas desses crimes, em especial aos familiares, que muitas vezes enfrentam situações de extrema vulnerabilidade social, psicológica e econômica. A iniciativa busca garantir um atendimento humanizado, integrado e contínuo, por meio da articulação entre o Ministério Público, os municípios e a rede de serviços públicos.
Durante o workshop, foram debatidas estratégias de atendimento, fluxos de encaminhamento, escuta qualificada e o fortalecimento da rede intersetorial, envolvendo áreas como assistência social, saúde, psicologia, segurança pública e o sistema de justiça. O encontro também possibilitou a troca de experiências entre os municípios, além da apresentação de boas práticas e orientações técnicas para aprimorar o acolhimento às famílias impactadas pela violência letal.
A participação da Secretaria Municipal de Assistência Social enfatiza o trabalho que o município vem fazendo com a proteção social e a garantia de direitos, contribuindo para a qualificação do atendimento prestado às vítimas indiretas da violência. A equipe técnica teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos e alinhar práticas que favorecem um atendimento cada vez mais sensível, eficiente e centrado na dignidade humana.
Outro ponto destacado ao longo do workshop foi a importância do acompanhamento contínuo das famílias, considerando não apenas o impacto emocional da perda, mas também as demandas sociais decorrentes, como acesso a benefícios socioassistenciais, apoio psicológico, orientação jurídica e inserção em políticas públicas.
Participaram do encontro, representando o município, a secretártia de assistência social Renata Lessie Machado, a adjunta Lizéia Vogler, Lidiane Coutinho (psicóloga, diretora da Proteção Social Especial (PSE) e ponto focal do Projeto Acolhida) e Walerf Duarte Oliveira, assessor jurídico da Secretaria Municipal de Assistência Social. O workshop contou ainda com a participação dos promotores de Justiça Dr. Thiago Barile Galvão de França e Dra. Juliana Pellegrino Vieira, ambos da 2ª Promotoria de Justiça.









