A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) de Chapadão do Sul responsabilizou um cidadão flagrado descartando restos de telhas em um lote vago, localizado na rua Pássaro Preto, esquina com a rua Calafate. O caso, ocorrido no dia 26 de junho, foi registrado em vídeo por um morador que publicou as imagens nas redes sociais e contribuiu diretamente com a fiscalização ambiental.
Com base no vídeo, a equipe da SEDEMA iniciou investigação e, com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito, identificou o proprietário do veículo utilizado na infração – um Fiat Pálio prata com carretinha acoplada. O infrator foi notificado e realizou de forma imediata a retirada dos resíduos, incluindo também outros materiais jogados no local por terceiros.
A SEDEMA aplicou advertência verbal ao responsável, que foi orientado quanto à correta destinação de resíduos. Caso volte a descumprir a legislação, ele poderá ser multado com valores que ultrapassam R$ 10 mil, conforme determina o Decreto Municipal nº 4.036, de 12 de fevereiro de 2025.
“O Decreto nº 4.036/2025, que passa a vigorar plenamente neste mês de agosto, fortalece as ações de fiscalização e cria penalidades mais rigorosas para crimes ambientais. A atual gestão municipal tem dado atenção especial ao tema, com previsão de novas regulamentações, investimentos e valorização dos servidores que atuam na proteção do meio ambiente”, destacou o Secretário Adjunto da SEDEMA, Raphael Cardoso.
A Prefeitura reforça o papel da população na fiscalização colaborativa. Denúncias podem ser feitas de forma anônima, com envio de fotos, vídeos ou informações sobre os envolvidos. Os canais disponíveis são:
• Ouvidoria: (67) 3562-5625
• E-mail: ouvidoriachapadao@gmail.com
• WhatsApp: (67) 99987-8600
A SEDEMA segue à disposição da população na Avenida Onze, nº 1045, Paço Municipal – prédio da Prefeitura. Informações sobre ações e projetos ambientais podem ser obtidas pelo telefone (67) 3562-5672 ou WhatsApp