O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), da Prefeitura de Chapadão do Sul, realizou nos dias 11 e 12 de fevereiro palestras educativas sobre segurança no trânsito para estudantes de duas instituições de ensino da cidade, dando continuidade às ações de conscientização viária promovidas pela gestão municipal.
Na manhã de ontem (11), os agentes do DEMUTRAN, com o apoio da Polícia Militar, estiveram no Colégio Maper, conversando com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sobre temas relevantes à circulação segura nas vias públicas. A atividade teve como foco principal orientar os estudantes sobre normas de circulação e o uso correto de veículos como bicicletas elétricas, ciclomotores, motonetas e motocicletas, com destaque para o respeito às regras previstas na Resolução nº 996/2023 do CONTRAN.
Na manhã desta quinta-feira (12), foi a vez dos estudantes do Colégio Atenas receberem a palestra, reforçando os mesmos conteúdos e ampliando o alcance da ação nas escolas. As orientações abordaram a importância do uso de equipamentos de segurança — como capacetes —, a necessidade de respeito à sinalização e o cuidado com os demais usuários das vias, especialmente no entorno das unidades escolares.
As ações fazem parte da estratégia do DEMUTRAN de promover educação para o trânsito dentro das escolas, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis desde cedo, contribuindo diretamente para a redução de sinistros e para a preservação de vidas no município.
Formação contínua e próximas atividades
Visando ampliar o impacto das ações educativas, a Prefeitura informa que logo após os inícios das aulas (19/02), mais palestras serão realizadas na rede pública municipal de ensino, acompanhadas por blitz educativas e outras atividades complementares. Essas iniciativas buscam reforçar a cultura de segurança no trânsito entre crianças e jovens, envolvendo também professores, gestores escolares e a comunidade como um todo.
A administração municipal destaca que a educação no trânsito é uma ferramenta essencial para transformar comportamentos, fortalecer a convivência pacífica nas vias públicas e garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos.









