Como parte da Campanha Maio Amarelo 2025, uma blitz educativa com panfletagem foi realizada nesta quarta-feira (15) em frente à Escola Municipal Cecília Meireles, reunindo cerca de 300 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ação contou com o apoio de agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), da equipe do DETRAN-MS e também com a participação ativa dos agentes mirins de trânsito, que desempenharam um papel importante na entrega das mensagens aos motoristas.
O diferencial da ação foi a participação direta das crianças, que, com apoio dos agentes, abordaram os condutores com panfletos educativos, promovendo a reflexão sobre atitudes seguras no trânsito. A atividade reforçou o conteúdo que já vem sendo trabalhado em sala de aula por meio de palestras, projetos e atividades interativas.
A blitz integra o calendário de ações do maio Amarelo 2025, movimento internacional que tem como tema este ano “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”, e que busca sensibilizar a sociedade para a redução dos acidentes e mortes no trânsito. O cronograma de ações do Maio Amarelo foi minimamente elaborado pela coordenadora de Educação para o Trânsito, Profª Fabiana Souza, em conjunto com demais coordenadores pedagógicos de cada escola, visando atender mais de 6 mil alunos. A campanha surgiu em 2014, no Brasil, e desde então é um importante instrumento de mobilização por um trânsito mais seguro e responsável.
Felipe Scorsatto, Secretário de Infraestrutura e Projetos, pasta responsável pelo DEMUTRAN, destacou a importância da ação:
“Essa blitz é resultado de um trabalho contínuo que temos desenvolvido nas escolas. Já estamos há meses promovendo palestras, rodas de conversa e projetos educativos com os alunos. Hoje, eles colocaram em prática esse aprendizado, sendo protagonistas na conscientização dos adultos”, afirmou.
A Prefeitura de Chapadão do Sul segue firme no compromisso com a educação para o trânsito, valorizando ações que envolvem a comunidade escolar e formam cidadãos mais conscientes desde a infância.