Na manhã desta terça-feira, 18 de março, o Governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel participou da abertura da TecnoAgro 2025 e anunciou mais investimentos na Fundação na Fundação Chapadão.
A entidade fundada há 28 anos foi fundada por um grupo de produtores rurais, para desenvolvimento de pesquisas e experimentos que contribuem para o desenvolvimento da agropecuária, com uso de alta tecnologia e sustentabilidade.
Segundo o Governador Eduardo Riedel o aumento nos repasses para a Fundação Chapadão faz parte do seu governo em investir em tecnologia para aumento da produtividade, que promove o desenvolvimento do Estado. Segundo Riedel, a região de Chapadão do Sul é privilegiada pelo clima, quando comparado ao sul de MS, conseguindo, com apoio da Fundação Chapadão, alcançar altas produtividades.
O Prefeito de Chapadão do Sul, Walter Schlatter, que também prestigiou a abertura da TecnoAgro, lembrou que a região de Chapadão do Sul é responsável por mais de 16% da produção de soja de MS. Schlatter lembrou dos pioneiros de Chapadão do Sul e agradeceu o apoio do Governo do Estado. Lembrou o Prefeito da decisão governamental de acabar com a paridade nas exportações de soja, o que beneficia diretamente os produtores rurais, em uma região que exporta o grão. “Nossa indústria e a ferrovia, não temos fábricas para esmagar soja, e portanto, o fim da paridade era uma reivindicação antiga da classe produtora da região”, lembrou o Prefeito.
Em nome da diretoria, dos associados, pesquisadores e demais colaboradores da Fundação Chapadão, o seu presidente, Ilton Henrichsen lembrou do papel importante que a entidade representa para o setor produtivo e o fundamental apoio recebido do Governo de Mato Grosso do Sul.
“Temos um governador que reconhece a importância do agronegócio para o Estado de Mato Grosso do Sul e isso promove o desenvolvimento. “Na pesquisa, estamos trabalhando para a produção sustentável e trabalhando em diversos produtos, como o amendoim, que já está com área expressiva na região e já realizamos o primeiro dia de campo com a cultura”. Disse Henrichsen.
Durante a solenidade, o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Mika, em nome dos demais colegas do Legislativo, entregou uma Moção de Aplausos ao Governador Eduardo Riedel e aos líderes da classe produtora, pela luta e decisão por parte do Governo do Estado em acabar com a paridade de exportação de soja.
Além da moção dos Vereadores, toda a Diretoria da Fundação Chapadão participou da entrega de uma placa ao Governador, pela mesma intenção de homenageá-lo pela decisão do fim da paridade, solicitada pelos sojicultores há vários anos.
Após a solenidade de abertura, o Governador, demais autoridades, representantes de classes e produtores visitaram os estandes da TecnoAgro e conferiram as excelentes estruturas e apresentação de produtos que as empresas parceiras da Fundação Chapadão e convidadas, prepararam para receber a todos. o Legislativo Estadual foi representado pelos deputados; Júnior Mochi e Pedro Pedrossian Neto.
Quem busca conhecimento em alta tecnologia de produção sustentável, precisa participar da TecnoAgro e conferir as novidades que as empresas estão expondo.