image

Na última sexta-feira, 12, a Secretaria de Assistência Social de Chapadão do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher em parceria com o Conselho Municipal de Direito da Mulher, participou ativamente da SIPATR (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) junto a um grupo de trabalhadores rurais da Fazenda Catléia do Grupo JNC. O objetivo principal foi abordar questões cruciais como a desigualdade de gênero, conflitos familiares e os fatores de risco que resultam em Violência Doméstica.

Durante o evento, foram apresentados dados alarmantes sobre a violência doméstica, tanto em âmbito estadual quanto municipal. Esses números evidenciaram a importância do fortalecimento da família e a responsabilidade dos pais na construção de um ambiente saudável, onde haja tempo de qualidade para o casal e para os filhos, evitando distrações como o excesso de estímulo eletrônico. A proposta é promover menos tempo de tela e mais tempo de diversão em família, como passeios e brincadeiras ao ar livre, contribuindo assim para a prevenção da violência nos lares.

A coordenadora de políticas para mulheres, Valéria Lopes, conduziu conversas abertas e francas com o grupo, enfatizando a importância de um comprometimento mútuo nos relacionamentos, seja no namoro ou no casamento. “É fundamental que cada pessoa se dedique verdadeiramente ao cuidado mútuo, deixando de lado o orgulho, a vaidade e o sentimento de superioridade. O diálogo deve ser a principal fonte de resolução de problemas nos relacionamentos”, afirmou Valéria.

A secretária de Assistência Social, Maria das Dores, reforçou a relevância dessas ações preventivas no combate à violência que afeta tantos lares diariamente. Ela destacou a importância de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de promover relacionamentos saudáveis e livres de violência, enfatizando o papel fundamental da educação e do diálogo nesse processo.

Essa iniciativa da Secretaria de Assistência Social de Chapadão do Sul demonstra o comprometimento do município em enfrentar e prevenir a violência contra a mulher, contribuindo para a construção de uma comunidade mais segura, justa e igualitária para todos.

Horário de Expediente – Segunda a Sexta-feira – 07 às 11h e das 13 às 17h AVENIDA ONZE, 1045 - CENTRO | CEP 79.560-000 | CHAPADÃO DO SUL - MS