image

Na noite desta última terça-feira, 19 de dezembro de 2023, a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), realizou uma cerimônia especial para entregar mais de 600 certificados aos participantes do Plano Municipal de Qualificação e Gestão. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal, foi um momento de celebração e reconhecimento pelo êxito do plano, que de 2021 a 2023 beneficiou mais de 6.000 Sul-Chapadenses com educação de qualidade e oportunidades de desenvolvimento.

O Prefeito Municipal, João Carlos Krug, ressalta a importância da qualificação da mão de obra para o fortalecimento da economia local e a atração de novas empresas e negócios para o município. “O Plano Municipal de Qualificação e Gestão é uma iniciativa que visa preparar os nossos cidadãos para os desafios e as demandas do mercado de trabalho, bem como estimular o espírito empreendedor e inovador. Com isso, nós estamos criando um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável de Chapadão do Sul, gerando emprego, renda e qualidade de vida para todos”, afirmou o Prefeito.

O Plano Municipal de Qualificação e Gestão foi idealizado em 2021 pelo Prefeito Municipal, João Carlos Krug, como uma forma de garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os cidadãos do município. Sob a coordenação do secretário municipal José Teixeira Júnior, a SEDEMA implementou o plano, oferecendo cursos nas áreas mais estratégicas para o desenvolvimento local e capacitando as pessoas para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. “A oferta totalmente gratuita de palestras, workshops, cursos de qualificação e profissionalizantes tem sido um ponto essencial na mudança de vida daqueles que buscam capacitação”, destaca o secretário José Teixeira Júnior.

O plano contou com o apoio de diversos parceiros, que contribuíram com equipamentos, máquinas, salas para realização de cursos, insumos e patrocínios para aquisição de materiais. A Prefeitura de Chapadão do Sul agradece a todas as entidades e empresas parceiras do desenvolvimento local, entre elas: Faculdade Fachasul, Cooperativa de Crédito Sicoob, Casa do Trabalhador, Gráfica Mais Brasil, Centro de Tradições Gaúchas, Grupo Andrade, Chapasul Ferro e Aço, Agrovia, Fininmec, Iguaçú Máquinas, Soldamaq, 3M Agrícola, M2B, Império das Sucatas e Corpo de Bombeiros Militar.

O plano também teve o apoio valioso de instituições como SEBRAE, Programa Cidade Empreendedora, SENAI, SENAC, SENAR, SEST/SENAT, Sindicato Rural, PROINCSUL, FUNTRAB, Secretarias Municipais, Câmara Municipal e Associação Comercial, que desempenharam papéis fundamentais na consecução dos objetivos educacionais e de desenvolvimento.

Os certificados abrangem uma ampla variedade de cursos, refletindo a diversidade de oportunidades proporcionadas pelo plano. Desde Programa Inclusão Digital, Técnicas de Confeitaria a Operação de Colheitadeiras e Mecânica de Veículos, cada curso representa um passo importante no desenvolvimento profissional dos participantes.

O plano já atingiu mais de 6.000 Sul-chapadenses, que puderam aprender sobre as áreas que mais crescem e mais precisam de mão de obra qualificada em nosso município: Empreendedorismo, construção civil, comércio, agronegócio, gestão e serviços, oportunizando que jovens e adultos tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e noções de empreendedorismo.

Em 2021 foram realizados 38 cursos, capacitando mais de 700 Sul-Chapadenses, em cursos como de Carreta de Costura, Carreta de Solda, Pilotagem de Drone, Passos para Primeiro Emprego, Ferramentas de Marketing Digital e muitos outros. Além dos cursos tradicionais, foi realizado também o 1º Happy Hour de Negócios, evento inovador que reuniu mais de 300 pessoas.

Em 2022 foram realizados 50 cursos, workshops e capacitações oferecidas a mais de 1600 pessoas, nestes, inclui-se eventos de capacitação voltados para o empreendedorismo que foram destaque regional, como o 2º Happy Hour de Negócios com palestra de Rafael Falcão, onde reuniu mais de 300 pessoas, e o Dia da Oportunidade, que contou com palestra de Geraldo Rufino, reunindo mais de 500 pessoas.

Em 2023 foi adicionado ao plano de qualificação cursos profissionalizantes de maior duração, a fim de entregar no mercado de trabalho um profissional melhor preparado, como os cursos realizados em parceria com o SENAI, de Mecânica de Motocicleta, Mecânica de Veículos Leves, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos, que possuem uma carga horária maior. Bem como foram realizadas capacitações com palestrantes reconhecidos nacionalmente como Henrique Mariano em evento que trouxe tecnologia e inovação, de forma descontraída a empreendedores locais, reunindo mais de 300 pessoas e palestra com Marcos Piangers, a qual reuniu mais de 1000 pessoas que puderam absorver insights inspiradores, enfatizando a importância da inovação, consciência ambiental, empreendedorismo e sustentabilidade.

A Prefeitura de Chapadão do Sul convida a população a se capacitar e a manter esta cultura de empreendedorismo, inovação e capacitação, os Sul-Chapadenses podem realizar inscrição dos cursos para 2024 através do link https://linktr.ee/sedema.online.

Chapadão do Sul celebra não apenas certificados, mas o investimento contínuo na capacitação da população, promovendo um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade para todos os Sul-Chapadenses.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, através do 67 3562-5672 ou Whatsapp 67 99618-3431. A SEDEMA está localizada na Avenida Onze, 1045 – Centro.

Horário de Expediente – Segunda a Sexta-feira – 07 às 11h e das 13 às 17h AVENIDA ONZE, 1045 - CENTRO | CEP 79.560-000 | CHAPADÃO DO SUL - MS