notícias

14/06/2019 às 14:32

Saiba tudo sobre o Prêmio Sebrae Educação Empreendedora conquistado por Chapadão do Sul

 A Proposta de Educação Empreendedora do SEBRAE/MS, implantada na rede municipal de ensino de Chapadão do Sul/MS, através do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), Crescendo e Empreendendo e o Despertar, vem trazendo muitos resultados positivos e satisfatórios na comunidade escolar, promovendo o desenvolvimento de Competências empreendedoras e a Inserção sustentada no mundo do Trabalho. Além disso, estimula a reflexão, as oportunidades e a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras.

O Programa prioriza o equilíbrio entre o “querer fazer” e o “reunir as condições para poder realiza-lo”. Assim, entendemos que a Educação Empreendedora, que faz parte da grade curricular do Ensino Fundamental da rede municipal, ajuda o estudante a enxergar e avaliar determinadas situações, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber. É o cerne e o principal vetor do Despertar, do integrar-se nas ações do desenvolvimento, para aqueles jovens que aspiram e sonham se tornarem grandes empreendedores.

A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, recebeu o Prêmio de 1º colocada no Estado de Mato Grosso do Sul, no Ensino Fundamental, através do projeto apresentado pela professora Lucilene Trindade Pereira Milbratz no Sebrae/MS, onde destacamos a  professora Dodimar, que havia trabalhado os Dez princípios do empreendedorismo com os alunos, a participação da coordenadora Selma, da direção da Escola, do diretor Mauro e Adjunta Érica, e todo o quadro de profissionais da educação da rede municipal de ensino.

E para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores: que sonhem e que estimulem sonhos em seus alunos. Isso requer dedicação, vontade de fazer diferente, buscar desenvolver autonomia em si e nos estudantes. Os professores são protagonistas nessa transformação.

E a escola, espaço de vida, socialização, crescimento e formação de jovens, surge neste contexto como instituição promotora da educação, e, inserida nela, o professor, empreendedor por natureza, e agente determinante da construção dos saberes e das novas competências, cabendo-lhe a missão de preparar esses jovens para uma nova Era, que não é mais do pleno emprego, e que exige outros referenciais na direção do trabalho e da cidadania.

   

Mas a principal estrela, o jovem empreendedor, que merece todas as honras, juntamente com a sua família, colegas e professores, é o aluno LEONARDO LUIZ DA CUNHA, do 8º ano. Ele foi o grande destaque e merece ter o seu trabalho publicado, com todos os seus méritos, esforço, foco, habilidades e determinação, características de um grande empreendedor. 

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, da Escola e comunidade escolar, parabeniza, desejando muito sucesso ao Leonardo e todos os alunos, futuros empreendedores da nossa rede de ensino.

Confir alguns trabalhos desenvolvidos pelo jovem Leonardo: