27°
Chapadão do Sul.MS
26 de Maio de 2019
 
13/05/2019 às 08h48

Programa Acessuas Trabalho realizou sensibilização social com tema: Acesso ao Mundo do Trabalho

 

Nos dias 07 e 09 de maio, a equipe do Programa Acessuas Trabalho, em parceria com os CRAS Parque União e Cerrado e a Secretaria de Assistência Social de Chapadão do Sul, promoveu um encontro de sensibilização para apresentar a programação do I Workshop com tema ‘’Acesso ao Mundo do Trabalho’’, que será realizado nas próximas semanas. 

No encontro de sensibilização, foi explicado detalhadamente o que é o programa Acessuas trabalho, informado como serão realizados os ciclos de oficinas. Também foi realizada uma dinâmica, onde os usuários puderam compartilhar suas experiencias relativas ao mundo do trabalho, a fim de mapear os pontos fortes e fracos de cada indivíduo e oferecer orientação técnicas específica. 

O evento foi conduzido pelas técnicas do Acessuas: Mônica Oliveira Barbosa e Valéria Lopes dos Santos, as quais tiraram algumas dúvidas sobre acesso ao mundo do trabalho e promoveram algumas reflexões com relação ao comportamento de cada um na busca pelo tão desejado emprego.

Na ocasião, puderam repensar como estão conduzindo a sua carreira profissional a partir da reflexão sobre: “Onde eu quero chegar?”; “O que eu preciso desenvolver para chegar onde eu quero?” (competências); “Que tipo de investimento pessoal devo fazer?” (qualificação) e “Como devo aproveitar as oportunidades do mercado?”.

O tema proposto tem como objetivo promover a reflexão sobre as exigências do mercado de trabalho e desenvolvimento das potencialidades do candidato, uma vez que, alguns detalhes fazem toda a diferença na hora de entregar um currículo ou participar de uma entrevista.

O Workshop tratará de assuntos importantes como estes, e será realizado em 4 módulos de oficinas e os assuntos serão: Requisitos que os técnicos de recrutamento procuram no candidato, Ética Profissional, Postura Profissional, Desenvolvimento de Carreira e Mapeamento de oportunidades no município. 

As oficinas serão realizadas no CRAS Cerrado nos dias 13 ao dia 16/05/2019, e no CRAS Parque União nos dias 20 a 23/05/2019, ambos as 13:30h (MS). O público alvo do workshop são pessoas de 16 a 59 anos de idade que estão à procura de uma oportunidade de emprego. Lembrando que para obtenção do certificado, a pessoa precisa ter 75% de participação efetiva nas oficinas.

  

Acessuas Trabalho

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, Acessuas Trabalho, busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros. Dessa forma o ACESSUAS NÃO atua diretamente na qualificação profissional e inclusão produtiva, mas sim na mobilização, preparação, encaminhamento e acompanhamento de seus usuários para que possam participar de forma qualificada das oportunidades presentes no território.

Tag3 - Desenvolvimento Digital