notícias

26/11/2021 às 14:53

Planejamento de Compras Públicas da Agricultura Familiar para ano de 2022 é realizada no Assentamento Aroeira

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, realizou na ultima terça feira (23), reunião com os agricultores familiares do assentamento Aroeira, para realizar o planejamento das compras publicas da agricultura familiar para o ano de 2022.

Estimular a produção de alimentos da agricultura familiar é bom para todos. Para quem produz, significa mais renda e para quem consome é sinônimo de alimentação de qualidade. Dois programas são considerados fundamentais, pois têm como objetivo justamente atender os dois requisitos: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O início da pandemia afetou diretamente os programas, em especial o PNAE, pois as compras para merenda escolar tiveram considerável redução devido ao cancelamento das aulas presenciais. 

Pensando nisso, foi realizada reunião integrada, com os gestores das compras públicas do PNAE e PAA, que envolve, assistência social, secretaria de educação, hospital municipal, Sedema e agricultores familiares que realizam a entrega de hortaliças e frutas do assentamento Aroeira para a prefeitura municipal, reunião voltada a melhorar a performance e planejamento de entrega de alimentos para o ano de 2022.

A reunião teve o intuito de preparar e diagnosticar o planejamento antecipado das compras públicas da agricultura familiar. Trazendo a definição da lista de produtos por produtor, preços, datas de entrega e documentações, visando a melhoria da orientação e articulação do programa para os assentados. Objetivando com isso ter uma chamada publica com mais resultados. A chamada para compra dos produtos, acontece sempre no início de cada ano, e traz geração de emprego e renda aos agricultores familiares de Chapadão do Sul.

Maiores informações sobre os programas PNAE e PAA, podem ser obtidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, pelo telefone 3562-1821.