10/08/2022 às 17:59

Maria da Penha vai à escola faz palestra na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, na terça-feira, 09, promoveu uma palestra na Escola Carlos Drummond De Andrade sobre a “LEI MARIA DA PENHA”, para conscientizar os alunos sobre a Campanha Agosto Lilás, que tem o objetivo de intensificar o combate à violência contra a mulher.

A palestra foi ministrada pela Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Gabriela Machado, que vem desenvolvendo um trabalho, juntamente com a Secretária de Assistência Social Maria das Dores, onde intensificam o enfretamento à violência doméstica contra a mulher.

A educação é o melhor meio para a prevenção e combate à violência, sendo um mecanismo eficiente na erradicação da violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar. A escola é parte fundamental no processo educacional para uma cultura preventiva e não violenta.

Falar sobre a Lei Maria da Penha nas escolas visa à formação de uma nova cultura, uma nova consciência com os adolescentes, para que as meninas saibam quais são os seus direitos e possam exercê-los e para que os meninos saibam que determinadas atitudes que praticam, violam direitos e podem ser consideradas crimes. A conscientização é para que sejam cidadãos e cidadãs com novos comportamentos e agentes transformadores da realidade, por uma sociedade mais justa e igualitária.