27°
Chapadão do Sul.MS
17 de Setembro de 2019
 
07/01/2019 às 07h32

Conheça as novas tendências para o Turismo em 2019

Um dos fatores mais importantes para o sucesso do desenvolvimento do turismo em um Município é acompanhar as tendências e inspirações que motivam as escolhas de viagem dos turistas. O gestor municipal de turismo deve estar antenado para reconhecer oportunidades e identificar nichos que podem tornar a sua cidade mais competitiva. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz orientações para ajudar no reconhecimento dessas tendências.

No final de 2018, a CNM esteve presente na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo. Na ocasião foram discutidas as tendências para o turismo em 2019 e quais motivações definiriam as escolhas dos turistas. Os resultados são que os roteiros tradicionais ainda terão destaque, mas como tendências vale a pena ficar de olho e saber quais são. Segundo o especialista no mercado, Ricardo Aly, que comentou as tendências do setor durante o painel Crise: tempo de inovar e diferenciar-se nas vendas, o mercado de turismo precisa se “reinventar” a cada dia”. Pensando nisso, nada melhor do que preparar o Município para que possa receber e atender bem as expectativas dos turistas e visitantes.

A CNM ainda aconselha conversar com o Conselho Municipal de Turismo, incentivar a população a ajudar, bem como orientar prestadores de serviço. A entidade reforça que o turista satisfeito divulga o Município e torna mais forte a economia local e consequentemente a arrecadação municipal. Confira abaixo as principais tendências para o turismo em 2019:

Busca por experiências

Os turistas procuram, cada vez mais, experiências, vivências. Neste cenário, a tendência é que viajem mais em grupos e menos sozinhos.

Turismo de “Wellness”

A busca por viagens que proporcionam bem-estar, caminhadas, opções para cuidar da saúde, entre outros, tende a aumentar.

Turismo de Inspiração

Esse nicho aponta para aqueles turistas que querem estar em cenários de filmes, séries, videoclipes.

Turismo de “Rememory”

Relembrar locais importantes é uma das tendências apontadas pelo especialista. Um exemplo típico são os casais que voltam ao local da lua-de-mel.

Seja qual for o perfil ou segmento do turismo do seu Município, é importante que haja uma preparação para atender da melhor forma possível os turistas.

Da Agência CNM de Notícias

Tag3 - Desenvolvimento Digital