17/08/2021 às 14:45

Com Investimento de aproximadamente R$ 850 mil, prefeito João Carlos Krug inaugura ampliação do Aterro Sanitário e entrega triturador de galhos e britador de concreto

O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, realizou na manhã desta terça-feira, 17, a entrega da Ampliação do Aterro Sanitário da Central de Tratamento de Resíduos do nosso município, do Triturador de Galhos e da Reforma do Britador de Entulhos, junto com secretários, vereadores e imprensa.

Na oportunidade, o gestor municipal reforçou a importância da CTR para o crescimento sustentável e a economia de Chapadão do Sul. “A CTR é sinônimo de alegria para a Administração Pública. No começo tínhamos alguns empecilhos que geravam muitos ao erário público, mas desde que estamos no comando da CTR fizemos e estamos realizando investimentos que tornam a nossa CTR uma referência de tratamento e condicionamento de resíduos em todo o Mato Grosso do Sul”, ressalta.

O prefeito também articulou sobre os trabalhos realizados pelo triturador de galhos e o britador de concreto. “Temos nesses dois equipamentos a certeza que estamos no caminho da sustentabilidade.  O triturador de galhos já é um sucesso em nosso município, conseguimos compactar ainda mais os resíduos da poda e transformar em um composto orgânico altamente aproveitável. Já o britador de entulhos servirá para o aproveitamento de concretos, tijolos e similares para trabalhos como principalmente de cascalhamento de vias rurais”, finaliza João Carlos Krug.

No que tange as obras de ampliação do aterro sanitário e demais benfeitorias realizadas na CTR, a compra do triturador de galhos e a reforma do britador de entulhos o investimento foi de aproximadamente R$ 850 mil, sendo todo investimento custeado com recursos próprios municipais.

O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Júnior Teixeira, ressaltou o comprometimento de toda sua equipe para o sucesso que a CTR é hoje. ““Ninguém faz nada sozinho, digo isso, parabenizando o excelente e técnico trabalho realizado pela minha equipe da CTR e departamento de Meio Ambiente, todos empenhados em encontrar as melhores soluções sustentáveis para os resíduos do nosso município e resolver os problemas ambientais sempre com muita qualidade, gerando grandes resultados a nossa população, obrigado a todos e vamos em frente, pois temos muito ainda a fazer”, destaca o secretário.

A presidente da Câmara de Vereadores, Alline Tontini, utilizou a palavra para destacar a parceria entre Legislativo e Executivo. “Em nome da Câmara de Vereadores reforço que sempre estaremos ao lado de boas ações e bons projetos e que a questão ambiental também é de grande apreço pela Casa de Leis” finaliza.

Além do prefeito João Carlos Krug e do secretário da SEDEMA Junior Teixeira estavam representando o Executivo Municipal os secretários: Ivanor Zorzo (Obras), Ricardo Bannak (SEINFRA), Itamar Mariani (Finanças e Planejamento), Agnes Miler (Governo), Raquel Tortelli (Administração), Maria das Dores (Assistência Social), Altair Trentin (Esporte) e Guerino Perius (Educação). Já, representando o Legislativo Municipal, além da presidente da Câmara de Vereadores, Alline Tontini, estavam presentes os vereadores: Vanderson Cardoso, Mika, André dos Anjos, Alírio Bacca, Sapo e Marcelo do Bar.

Separação Correta dos Resíduos

Em pouco dias, a CTR não aceitará mais o recebimento de Resíduos Sólidos misturados, cumprindo determinação do Ministério Público. Assim, na prática, os munícipes só poderão entregar na CTR ou colocar em frente dos seus lotes em dia anterior da Coleta de Resíduos Sólidos, os mesmos separados.

Exemplificando, materiais de construção não poderão estar acondicionados junto com podas e galhadas. Em breve, será lançada uma ampla divulgação sobre esta mudança.

O Executivo Municipal também reforça o pedido a população sul-chapadense que faça a Coleta Seletiva, destinando na segunda, terça, quinta, sexta e sábado apenas resíduos orgânicos como papel higiênico, erva de chimarrão, restos de alimentos e similares. Na quarta-feira a coleta é de apenas de materiais recicláveis como metal, papel, papelão e plásticos, vidros e similares.

Faça sua parte e colabore com o crescimento sustentável de Chapadão do Sul

Apresentação do Plano Municipal de Macrodrenagem

Após a visita na CTR, foi apresentado aos vereadores o Plano Municipal de Macrodrenagem realizado pela Prefeitura de Chapadão do Sul por meio da SEINFRA. A explanação da intenção do projeto foi realizada pelo Prefeito João Carlos Krug, enquanto a apresentação foi feita pelo secretário da Seinfra, Ricardo Bannak, o adjunto da Seinfra, Autimio Antunes e o diretor de Departamento Ricardo Alves.

Após apresentação, foram sanadas algumas dúvidas dos presentes e agora, o projeto será encaminhado oficialmente ao Legislativo, para que depois de debatido e sendo aprovado, o município tenha oficialmente o Plano Municipal de Macrodrenagem, que guiará ao longo das próximas décadas a drenagem de Chapadão do Sul.