notícias

11/07/2019 às 17:21

Conselho Municipal de Meio Ambiente realizou reunião na última quinta-feira, 04

Na manhã da última quinta-feira, 04, reuniram-se na SEDEMA, os membros que compõe o Conselho Municipal de Meio Ambiente, CMMA. 

A fiscal de meio ambiente Priscila Quevedo fez uma apresentação do curso sobre plano de gestão integrada de resíduos sólidos ocorrido na Suécia, o qual foi financiado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente. Destacou que na maioria dos municípios do país a coleta de resíduos ocorre uma vez a cada duas semanas, cada produto possui uma taxa embutida para reciclagem, o consumidor recebe um incentivo por devolver os produtos recicláveis, seja nos ecopontos, seja nas máquinas existentes nos supermercados. Resíduos de obras quase não são gerados, pois as tubulações de água são aparentes, há muito planejamento e baixo desperdício de materiais. A Suécia aproveita mais de 99% dos resíduos, por meio da reciclagem, reutilização e geração de energia. Menos de 1% é destinado a aterros sanitários. O relatório da viagem encontra-se disponível no arquivo do CMMA para quem se interessar.

Uma segunda apresentação foi realizada pelo Eng. Florestal voluntário, Jean de Jesus, com os resultados da Semana do Meio Ambiente, onde mais de 3.000 pessoas foram envolvidas em ações como palestras nas escolas, entrevistas na rádio, mutirão de limpeza, remoção de abelhas do Parque do Povo, plantio de mudas nativas, coleta de eletroeletrônicos e blitz da coleta seletiva.

Por fim, demais assuntos foram tratados, como: aprovação do orçamento para adaptação do caminhão baú que armazenará materiais que podem ser reutilizados na CTR; coleta de pneus ocorrerá mensalmente a partir de julho, conforme acordado com a Reciclanip; Prefeitura realizou reunião sobre conservação de solo e drenagem de águas pluviais com alguns produtores do entorno da área urbana; e Chapadão do Sul esteve representado no Seminário de Recursos Hídricos ocorrido em Paranaíba. 

A SEDEMA agradece a todos que apoiaram e participaram da Semana do Meio Ambiente: Ministério Público, PSE Hidrosementes, Iaco Agrícola, Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, Obras, Saúde, Governo, UFMS, Viveiro, Sanesul, AMPASUL, CMMA e Valenza Ambiental e Apicultor Américo Bones.