27°
Chapadão do Sul.MS
20 de Julho de 2018
 
14/05/2018 às 08h47

14 servidores da Secretaria de Cultura e Esporte de Chapadão do Sul participaram de Circuito #CulturaGeraFuturo

 

Para ampliar o alcance da política cultural e dos instrumentos de fomento à cultura do Governo Federal, o Ministério da Cultura (MinC) realizou, na última sexta-feira, 11, em Campo Grande (MS), nova rodada do Circuito #CulturaGeraFuturo.

Na capital sul-mato-grossense, artistas, produtores culturais, gestores públicos e incentivadores participaram do evento, que atraiu público da capital e do interior. Entre os 102 participantes da sessão de abertura, muitos acordaram cedo para pegar a estrada. Foi o caso da equipe de 14 servidores da Secretaria de Cultura e Esportes do município de Chapadão do Sul. O grupo deixou a cidade às 4h30 da madrugada e saiu do micro-ônibus direto para a atividade, que começou às 9h30.

O evento foi aberto pela ministra da Cultura interina, Mariana Ribas, que apresentou dados que comprovam a força da cultura como eixo de promoção do desenvolvimento econômico do Brasil. Ela também detalhou as principais realizações do MinC e destacou o aumento dos investimentos previstos para este ano.

"Em 2018, há R$ 1,43 bilhão de recursos disponíveis para incentivo a projetos via Lei Rouanet em todo o Brasil e cerca de R$ 1,5 bilhão para o fomento ao audiovisual, via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Lei do Audiovisual. Nosso objetivo é fazer com que esses recursos cheguem a um número cada vez maior de projetos, de diferentes regiões do país", ressaltou a ministra interina. "É importante destacar que, além do valor simbólico, a cultura tem valor econômico. E a relação entre o social e o econômico não pode ser dissociada", completou.

A diretora de Cultura de Chapadão do Sul, Joélita Martins, contou que o objetivo ao participar do evento era conhecer melhor as opções de fomento e investimento do MinC. "Viemos em busca de informações: tudo o que for para levar recursos para a cultura em nosso município, a gente está interessada", afirmou.

A coordenadora de Projetos da Secretaria de Cultura e Esportes de Chapadão do Sul, Janaína Apis, contou que acompanha de perto o portal do MinC na internet. Foi assim que ela e Joélita tomaram conhecimento do Circuito #CulturaGeraFuturo: "Estamos sempre antenadas. Mal foi divulgado e já fizemos as inscrições", contou.

O ator e produtor cultural David Cardoso Júnior, do humorístico A praça é nossa (SBT), também estava na plateia. Morador em Campo Grande, acaba de ser contratado pela prefeitura para dar aulas de teatro, realizar ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e divulgar hábitos alimentares saudáveis em escolas da rede municipal de educação e em Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ele elogiou o Circuito: "Precisamos de iniciativas como esta", afirmou.

O Circuito #CulturaGeraFuturo será realizado até julho. Equipes do Ministério da Cultura (MinC) estão visitando as 27 capitais brasileiras para levar orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outras oportunidades. Haverá também um módulo voltado a patrocinadores, sobre as formas e vantagens de apoiar projetos culturais. Os encontros têm formato de seminário, com duração prevista de um dia em cada capital.

Tag3 - Desenvolvimento Digital