25 de Maio de 2017

HOME > NOSSA CIDADE >

|2013|

Ano de 2013

Nosso município começou a se desenvolver graças ao cultivo de arroz, soja e milho. Hoje, consolidado o projeto de agricultura altamente tecnificada, o município possui aproximadamente 182 mil hectares de lavoura e produz soja, algodão, milho, nabo forrageiro, sorgo, milheto, amendoim, girassol, dentre outras culturas, e começa a se destacar ainda na produção da cana-de-açúcar com a instalação de uma usina sucroalcooleira. Outro destaque é o rebanho bovino, estimado em 250 mil cabeças, onde predomina o gado nelore, fornecedor de matrizes para o cruzamento industrial, praticado nas fazendas de atividade mista, de agricultura e pecuária. Também há no município a criação de suínos e apicultura. Colonizada por desbravadores vindos de vários cantos do País, principalmente dos estados da região Sul, Chapadão do Sul tem atualmente cerca de 20 mil habitantes. A cidade dispõe de infra-estrutura moderna, sendo centro de região e modelo em áreas importantes como educação e saúde. O município é um dos mais expressivos Centros Educacionais e de Conhecimento, com campus de ciências agrárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com quatro cursos – Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e Pedagogia; e uma Faculdade privada com cursos de administração, ciências contábeis e pós-graduação em gestão pública, gestão empresarial com ênfase em RH e gestão sucroalcooleira. Conta ainda com modernas escolas na rede municipal de ensino, escolas estaduais e particulares. Na área urbana, casas modernas em estilo arrojado demonstram a riqueza da região e o nível cultural de seus habitantes. Chapadão do Sul tem qualidade de vida; possui o melhor índice de Desenvolvimento Humano Municipal –IDH-M, o maior Índice de Desenvolvimento Infantil, maior PIB – Produto Interno Bruto, menor índice de mortalidade infantil de Mato Grosso do Sul e o segundo menor Índice de Analfabetismo do Estado. A cidade é a capital da produtividade agrícola e se destaca ainda como pólo na geração de energia. Chapadão do Sul, melhor lugar para se viver em Mato Grosso do Sul.
  • 1979
    1980